Boas ideias

5 dicas para sua criatividade bombar

Achar que o trabalho não é original e ser muito perfeccionista faz ótimas ideias irem para o lixo

0

Na hora de vender algo, na hora de empreender, ao desenhar um projeto ou criar uma apresentação… Qualquer trabalho demanda um certo nível de criatividade. E conseguir explorá-la pode ser mais fácil tendo consciência de algumas orientações. Confiras as dicas inspiradas no curso “Criatividade para criativos”, ministrada pela professora Aliny Borges, em Fortaleza.

1. O perfeccionismo atrapalha a criatividade

Cuidado em querer tornar tudo perfeito. Você pode acabar deixando de expor ao mundo as suas produções achando que não estão tão boas. Lembre-se que a criatividade é associada a imperfeição. Se é criativo, é porque é  diferente e fora da curva do que os outros estão fazendo.

2. Alimente sua criatividade com coisas boas

Atenção a nutrição criativa. Evite andar com pessoas negativas e procure sempre estar com pessoas que te apoiem e te estimulem. Escolha bem suas inspirações e exemplos. Filtre também o que você anda vendo e escutando.

3. Entenda que não é possível ser 100% original

Tudo o que você faz é um conjunto de referências suas. No livro “Roube como um artista”, o autor Austin Kleon nos mostra que nada é totalmente original. Pessoas deixam de abrir um negócio por não se acharem originais, o que é um problema. Junte sim o que os concorrentes estão fazendo de bom e se inspire. Mas lembre-se que se inspirar é diferente de copiar.

4. Escreva três folhas por dia durante 12 semanas

Toda vez depois de acordar pela manhã, escreva o sonho da noite, suas ideias, projetos ou qualquer coisa que venha a sua mente. Após acordar porque é o momento em que sua mente vai estar consolidada, ela tem deletado tudo de informação desnecessária durante sua noite de sono. A dica está no livro “O caminho do artista”, de Julia Cameron.

5. Mantenha seu hobby

Não ache que aquela atividade que você gosta de fazer está subtraindo seu tempo, pelo contrário, ela está somando. Manter um hobby na rotina alimenta o corpo e mente com coisas que não são obrigações e também é fundamental para que as próprias obrigações sejam bem feitas.

Redação O POVO Online

X

Expediente