FORTALEZA

Prefeitura vai lançar edital para contratação de 100 novos médicos

Seleção pública foi também mencionada por RC para a reposição de profissionais às equipes

0
Mulher consulta senhora
Anúncio de contratação de novos médicos em Fortaleza chega após perdas do programa Mais Médicos (Foto: Fábio Lima/O POVO)

Para suprir as vacâncias de médicos em unidades de saúde de Fortaleza, a Prefeitura deve abrir novo edital ainda neste primeiro trimestre de 2020. Novas 100 vagas foram anunciadas nesta terça-feira, 7, para o Programa Médico Família Fortaleza.

Em convênio com o Governo do Estado, foram colocados mais de 140 novos médicos no programa, em 2019. Em áreas mais vulneráveis e violentas da Capital, contudo, têm sido mais difícil atrair e manter os profissionais, de acordo com o prefeito Roberto Cláudio (PDT). As unidades de saúde dessas áreas devem passar a ser geridas por Organizações Sociais (OS).

“Há um ano, nosso desafio é aumentar a cobertura do programa de saúde da família em Fortaleza, com equipes completas de médicos. Eles são essenciais para a atenção primária, prevenção, pré-natal e acompanhamento pediátrico”, exemplificou o prefeito .

A redução progressiva do número de profissionais do programa federal Mais Médicos tem gerado perdas significativas, conforme contabiliza o gestor. “Os municípios passaram a depender desse apoio da União. O Governo Federal tem reduzido a participação no financiamento da saúde e o Mais Médicos havia sido alívio, compensação. Entretanto, este ano, vamos perder mais 71 dos médicos desse programa”, lamenta.

Seleção pública foi também mencionada por RC para a reposição desses profissionais e de outros 14 faltantes às equipes de saúde da família. “Para não haver descontinuidade da assistência, estamos nos antecipando. Assim, teremos os PSFs (Programa de Saúde da Família) funcionando com equipes completas”.

Programa Médico Família Fortaleza

O Programa Médico Família Fortaleza foi lançado para duração de um ano, com uma bolsa mensal no valor de R$ 11.865, custeada pelo Tesouro Municipal. Durante o curso, os médicos participarão de atividades práticas de treinamento em serviço e didática. Dentre as diretrizes de formação, estão a definição de linhas de cuidado assistencial com base nos indicadores epidemiológicos (principais agravos), a sensibilização dos médicos para o conceito de Redes de Atenção e a garantia do cuidado nos diferentes ciclos de vida (gestação e nascimento, saúde da criança, saúde da mulher, saúde do homem, saúde do idoso).

LUCAS BRAGA

X

Expediente