Inscrições nacionais

Concurso alemão transforma ideias em negócio; inscrições até 31 de julho

O Falling Walls Lab 2019, competição para jovens inovadores de todas as áreas do conhecimento, terá duas etapas nacionais, em Fortaleza e Belo Horizonte. Os vencedores ganham viagem para apresentar seus projetos em Berlim

0
O concurso Falling Walls Lab é oportunidade para jovens inovadores impulsionarem seus projetos para o mundo, conquistarem visibilidade e transformarem suas ideias em negócio (Foto: Ronny Hartmann/ photothek/ Falling Walls)

O concurso Falling Walls Lab 2019 está com inscrições abertas no Brasil até o próximo dia 31 de julho. O evento é uma iniciativa da Falling Walls Foundation, instituição alemã sem fins lucrativos que promove discussões sobre pesquisa e inovação, e é promovido no Brasil pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH São Paulo). Podem se inscrever alunos com destaque escolar, pesquisadores, cientistas, jovens profissionais, empreendedores e inovadores de qualquer área do conhecimento.

Oportunidade para jovens inovadores impulsionarem seus projetos para o mundo, a edição terá duas etapas brasileiras classificatórias. Uma em Fortaleza, no dia 20 de setembro, e outra em Belo Horizonte, no dia 23 de setembro. Os 15 a 20 vencedores das etapas nacionais ganharão viagem para concorrer na etapa mundial do concurso e participar da Falling Walls Conference, ambas em Berlim, na Alemanha, nos dias 8 e 9 de novembro, respectivamente.

Para participar, basta ter uma ideia, pesquisa, proposta de inovação ou projeto de empreendedorismo com potencial de relevante transformação.  A submissão dos projetos é online, no link https://www.falling-walls.com/lab/apply . Selecione a opção South America – Fortaleza.

Cada candidato terá três minutos para fazer sua apresentação em inglês. Ela deverá apresentar a relevância e o poder transformador da proposta para um júri composto por especialistas da academia, da imprensa e do ecossistema de inovação. A etapa mundial do concurso terá o mesmo formato.

Em Fortaleza, o concurso é organizado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) em conjunto com o Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH São Paulo). Parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Estadual do Ceará (Uece), a Universidade de Fortaleza (Unifor), EURAXESS Brazil, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Ceará (CCIBAC) e a Casa de Cultura Alemã (CCA).

Os competidores têm três minutos para apresentar, em inglês, a proposta para banca de avaliadores (Foto: Ronny Hartmann/ photothek/ Falling Walls)

Dicas para os concorrentes

O engenheiro e empreendedor Marcus Lima ganhou o concurso no Brasil, em 2018, com o eyeTalk, aplicativo destinado a pessoas que não conseguem se comunicar verbalmente ou por gestos, mas apenas pelo olhar e pelas expressões faciais. Para os próximos concorrentes, o vencedor recomenda definir bem a mensagem que se deseja transmitir e comunicá-la da melhor maneira. Para isso, treinamento é essencial.

“Esta é uma oportunidade única e você não tem nada a perder, ou melhor, só tem a ganhar! Por mais que você não se saia bem na etapa Brasil, é uma grande oportunidade para conhecer novas pessoas e aprender um pouco com os outros competidores”, compartilha Marcus.

A segunda colocada de 2018, a cirurgiã-dentista Renata Pereira, sugere treinar bem a apresentação em inglês. De acordo com ela, toda pesquisa tem relevância para a sociedade, mas “a forma com a qual o concorrente expõe sua ideia é o diferencial para que o júri possa se convencer”.

Serviço

Falling Walls Lab Fortaleza 

Inscrições: até 31 de julho, no site do evento (selecionar opção South America – Fortaleza)

Etapa nacional: 20 de setembro, em Fortaleza – Brasil

Etapa mundial: 8 e 9 de novembro, em Berlim – Alemanha

REDAÇÃO O POVO ONLINE

X

Expediente