DIVERSIDADE

Adel abre inscrições para projeto com foco em comunidade rural LGBT+

O programa busca assegurar o acesso de jovens LGBT+ de comunidades rurais cearenses a ferramentas de empreendedorismo

0

A Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) recebe, até a próxima segunda-feira (29), as inscrições para o Projeto Diversidade e Empreendedorismo de Jovens Rurais, ação que integra as estratégias de atuação do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) desenvolvido há 10 anos pela organização e selecionado pelo edital nacional LGBT+ Orgulho do Itaú.

O projeto é a primeira iniciativa da Adel com foco exclusivo para a comunidade LGBT+. Busca assegurar o acesso de 25 jovens LGBT+ de comunidades rurais dos municípios de Pentecoste, Apuiarés, Tejuçuoca, Paracuru e São Gonçalo do Amarante, no Ceará, a conhecimento, crédito, redes colaborativas e tecnologias que lhes permitam empreender e permanecer com qualidade de vida em suas comunidades.

Podem participar jovens com idade entre 18 e 32 anos, com Ensino Médio concluído e que residam em um dos cinco municípios de abrangência do projeto. As inscrições podem ser realizadas via o formulário bit.ly/2UA7ytF ou na sede da Adel (Rua Francisco Nunes, 318, Pentecoste-CE).

“Quando assumi minha sexualidade aos 14 anos, enfrentei a fase mais obscura e privativa da minha história até hoje. Superei essa fase amando e resistindo. Tornei a educação o caminho para mudar o rumo da minha vida e fui a primeira filha de nove irmãos a fazer um curso superior. Na Adel, organização social que ajudei a fundar, encontrei espaço para tornar real meu sonho de contribuir para que outros jovens encontrem espaço e apoio para se auto desenvolverem, superarem suas dificuldades e protagonizarem suas vidas com liberdade, independente da sua localização, religião, cor ou orientação sexual”, orgulha-se Aurigele Alves, diretora de Programas da Adel.

Saiba Mais

A inclusão socioprodutiva do público LGBT+ é um dos desafios no semiárido brasileiro. Diversos jovens que vivem no meio rural, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, lidam diariamente com a hostilidade desse contexto que cria barreiras para que possam trabalhar e gerar renda para si mesmos.

Muitos destes jovens são intimidados, lidam com conflitos em suas famílias e sofrem diariamente com a exclusão, com o preconceito, com a violação de seus direitos, dificuldade de acesso à educação e ao mercado de trabalho. Por não encontrarem apoio em seus territórios, eles são os primeiros a migrar para centros urbanos.

Segundo Aurigele Alves, o empreendedorismo é uma alternativa para jovens LGBT+ permanecerem em seus territórios. “É uma estratégia que proporciona aos jovens maior autonomia para serem protagonistas de suas vidas e nas comunidades onde vivem”, diz.

Serviço

Projeto Diversidade e Empreendedorismo de Jovens Rurais

Como funciona o projeto? bit.ly/2GDNYcd

Inscrições: até 29/4/2019 por meio do formulário bit.ly/2UA7ytF ou na sede da Adel (Rua Francisco Nunes, 318, Pentecoste-CE).

Mais informações: (85) 3352.1222 – (85) 99182.7309 | www.adel.org.br

Facebook: adel / Instagram: @adelceara

 

Redação O POVO Online

X

Expediente