Diante da pandemia do novo coronavírus, a prática de home office tem sido adotada por empresas de todo o País. Esse tipo de trabalho requer uma atenção ainda maior dos colaboradores, principalmente quando se trata de segurança das informações corporativas. O especialista em Gestão da Segurança da Informação da Indyxa, empresa especializada em infraestruturas para missão crítica, Tiago Brack Miranda, destaca como patrões e empregados podem proteger seus dados contra possíveis invasões.
“As empresas precisam lembrar que continuam tendo a obrigação de resguardar os dados pessoais independente da localização desse tratamento. Por isso, é fundamental que a empresa tenha uma política de segurança para o trabalho remoto com as recomendações e obrigações para seus colaboradores”, diz.
O funcionário também deve evitar usar redes públicas ou compartilhadas caso esteja longe do escritório, já que elas, por não exigirem senhas, podem ser alvos fáceis de criminosos digitais. Segundo Tiago, em caso de suspeita de invasão e comprometimento dos dados, o empregado deve acionar os responsáveis pela segurança da informação da empresa para que o problema seja solucionado rapidamente. “Alguns colaboradores não possuem notebook da empresa e acabam, quando trabalhando remotamente, utilizando seus próprios computadores. Esses computadores acabam não estando de acordo com as políticas da empresa e podem estar contaminados. Caso esses computadores se conectem na rede da empresa, ela estará vulnerável e poderá gerar um grande prejuízo”, ressalta.
Uma outra dica para fugir desse empecilho é as empresas fornecerem um VPN entre o computador do colaborador e a rede de dados da empresa. “Esse mecanismo protege tudo que transitará entre a rede da empresa e o computador criptografando seu conteúdo, ou seja, tornando inacessível a um criminoso digital. Outro ponto importante é que os computadores remotos utilizados pelos colaboradores também estejam protegidos. Recursos de segurança como antivírus são fundamentais para quando o computador estiver fora da rede de dados corporativa”, finaliza.
REDAÇÃO O POVO
Recomendados para você
-
flexibilidade
Instituto Trabalho Portátil lança livro gratuito sobre home office
-
QUARENTENA
Fecomércio promove lives gratuitas sobre economia e capacitação profissional
-
covid-19
Empresa oferece seguro-viagem gratuito para profissionais da saúde em combate ao coronavírus
-
TECNOLOGIA
Competição premia melhores soluções para problemas causados por coronavírus