Uma das desvantagens do home office é reduzir a interação entre colaboradores e, consequentemente, o aprendizado. E, para amenizar esse impacto, o POP Empregos&Carreiras lista cinco apps para reunir a equipe remota.
1. Discord
Lançado em maio de 2015, o Discord surgiu com o objetivo de ser uma ferramenta leve e acessível para computadores (Microsoft Windows, macOS e Linux) e smartphones (Android e iOS). É gratuito e foi construído pela comunidade dos jogos online para ser um aplicativo de voz, mas também atende muito bem qualquer demanda profissional de outras áreas. Além de criar a sala e iniciar uma conversa de voz com várias pessoas ao mesmo tempo, o Discord também disponibiliza a opção Screen Share, que permite compartilhar a tela do seu computador com os demais membros da sala. “Esta opção é perfeita para palestras, aulas ou até reuniões em que seja necessário compartilhar algum conteúdo salvo no computador com os demais participantes da chamada”, explica o administrador Alan Franco.
2. Whereby
O Whereby está disponível tanto na versão gratuita como também em uma versão paga. Para reuniões simples, com conversas e troca de ideias, a versão gratuita atende muito bem às necessidades. “No Whereby você pode personalizar o link da sala com o nome da sua empresa, por exemplo, assim fica algo mais formal na hora de enviar o link para algum cliente”, explica a publicitária Thatiane Alencar. O aplicativo infelizmente é em inglês, mas permite mais de 50 participantes em sua versão business, e também oferece outras funções como calendários e chamadas com vídeo.
3. Zoom
A Zoom Video Communications é uma empresa de serviços de conferência remota com sede em San Jose, na Califórnia. O aplicativo da companhia oferece videoconferência, reuniões online, bate papo, compartilhamento de localização e não depende de internet para funcionar no computador, o que pode ser excelente em algumas ocasiões. “Para aulas e workshops online, ele é excelente também pois, mesmo em sua versão gratuita, você pode gravar as reuniões e depois enviar para alguém”, explica Thatiane Alencar, publicitária e usuária da plataforma para reuniões em home office. Tal função é fundamental caso aquela pessoa importante não tenha participado da reunião, mas precisa aprovar ou não alguma decisão tomada.
O WebEx foi desenvolvido pela Cisco, uma empresa criada em San Francisco no ano de 1984 com o objetivo de atuar na fabricação e distribuição de soluções em equipamentos de rede. Assim como os demais aplicativos, o WebEx é mais uma ferramenta voltada para videoconferências de reuniões e encontros virtuais de equipes. Ele é gratuito e oferece, além das chamadas em áudio e vídeo, compartilhamento de tela, de arquivos, e ainda possibilita uso por meio do navegador, sem precisar necessariamente baixar o aplicativo.
Lançado em 15 de maio de 2013, o Google Hangouts Meet é um dos mais conhecidos aplicativos de videoconferência do mercado. Isso se dá pelo fato dele estar integrado ao G Suite, sendo também mais uma ferramenta disponível para todos os que tiverem uma conta do Google. O aplicativo permite envio de mensagens instantâneas, chat de vídeo, SMS e VOIP (chamadas de voz pela internet). É bom ressaltar que o Google Hangouts Meet é mais uma ferramenta para reunir equipes, por isso a publicitária Thatiane Alencar lembra da importância de escolher um que melhor se adeque a você. “Como existem muitas opções, o ideal é se concentrar em poucos aplicativos e poucas ferramentas. Escolha aquele que você melhor se adapta e que atenda suas necessidades”.
REDAÇÃO O POVO
Recomendados para você
-
flexibilidade
Instituto Trabalho Portátil lança livro gratuito sobre home office
- PANDEMIA
- Videoconferência
- QUARENTENA