OPORTUNIDADES

Quais cargos possuem crescimento nas vagas durante a pandemia?

Segundo pesquisa da Catho, áreas da saúde, informática, logística e serviços essenciais registraram maior crescimento nas vagas

0
Um dos setores que registraram crescimento nas vagas foi o de call center (Foto: Unsplash)

Apesar de as medidas de isolamento social – ou lockdown, em algumas regiões brasileiras – serem necessárias para conter o impacto do novo coronavírus, é inegável que diversos setores têm registrado queda em seus ganhos. Com isso, quem procura uma oportunidade de trabalho pode se deparar com um mercado em retenção, com poucas vagas disponíveis.

No entanto, segundo levantamento da plataforma Catho, alguns setores ligados a serviços essenciais têm registrado crescimento relevante na abertura de vagas. Confira dicas de segmentos que aumentaram suas contratações durante a pandemia:

Abertura de vagas durante a pandemia (%)
Março e Abril de 2019 x Março e Abril de 2020

Fisioterapeuta Respiratório (4.400%)
Maqueiro (1.517%)
Fisioterapeuta Hospitalar (1.408%)
Técnico em Radiologia (1.041%)
Enfermeiro de UTI (933%)
Técnico em Enfermagem (665%)
Técnico em Enfermagem do Trabalho (479%)
Bombeiro Civil (389%)
Operador de Call Center (314%)
Enfermeiro (303%)
Auxiliar de Expedição (196%)
Repositor (141%)
Consultor de Relacionamento (109%)
Técnico de Laboratório (97%)
Operador de Caixa (75%)
Técnico em Informática (69%)
Nutricionista (64%)
Auxiliar de Farmácia (63%)
Fisioterapeuta (53%)
Programador Java (35%)

SAÚDE

A sobrecarga de trabalho causada pela pandemia tem contribuído para o aumento da oferta de vagas para profissionais de diversas áreas da saúde. A análise feita pela Catho compara o número de vagas disponíveis nos meses de março e abril de 2019 e março e abril de 2020.

Em um ano, devido ao impacto do novo coronavírus, houve crescimento de 4.400% na oferta de vagas para fisioterapeuta respiratório e 1.517% na procura por maqueiros. Fisioterapeutas hospitalares e técnicos em radiologia também registraram aumentos acima dos 1000%.

Outros cargos que tiveram aumento relevante na procura por profissionais são os de enfermeiro de UTI (933%), técnico em enfermagem (665%), técnico de laboratório (97%), bombeiro civil (389%) nutricionista (64%) e fisioterapeuta (53%).

Serviços Essenciais

O aumento significativo de compras em grandes volumes nos supermercados e a grande procura por medicamentos, vitaminas e suplementos nas farmácias colaboraram para que cargos de operação nesses setores se tornassem ainda mais relevantes. Quem procura vagas para essas funções, portanto, pode encontrar mais oportunidades.

O crescimento na oferta de vagas foi registrado especialmente nas funções de repositor (141%), operador de caixa (75%) e auxiliar de farmácia (63%).

Logística e Informática

Quem busca oportunidades como operador de call center também pode encontrar mais opções no mercado. Com o isolamento social, o segmento registrou alta de 314% em relação ao mesmo período no ano passado. A pesquisa aponta que também estão sendo mais procurados profissionais que atuam como consultores de relacionamento (109%), técnicos de informática (69%) e programadores Java (35%).

 

REDAÇÃO O POVO
Com informações da Catho

X

Expediente