EMPREENDEDORISMO

Como impulsionar seu negócio de Carnaval

A um mês da folia, saiba como pequenos negócios e empreendedores podem potencializar seus lucros

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Empreendimentos relacionados às festas populares, em especial o Carnaval, registraram nos últimos sete anos (2011 a 2018) um aumento de 312% do número de microempreendedores individuais (MEI), nos principais palcos da festa: Recife, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, segundo dados divulgados pelo Sebrae.
Serviços como atividades de tratamento de beleza, serviços ambulantes de alimentação e confecção de peças do vestuário (exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida), se destacaram em 2018 totalizando, respectivamente, 28.698, 25.586 e 14.839 MEIs nas quatro capitais.
A folia é um período muito esperado e tem um forte apelo econômico, explica Maíra Fontenele Santana, analista do Sebrae Nacional. Assim, é fundamental que o empreendedor esteja atento para lucrar com a data e fazer com que o momento da compra seja uma experiência positiva. “Cada território poderá ter mais ou menos impacto a partir do investimento realizado na data, mas o retorno é certo. Em pesquisas realizadas em algumas cidades, festas como a virada do ano, natal e carnaval podem gerar cinco vezes o retorno investido.”
Confira as dicas do Sebrae:

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