COMPETÊNCIA

Cinco dicas para desenvolver sua liderança

Em época de mercados instáveis, a figura do líder, responsável pelas tomadas de decisões, se faz ainda mais importante

0

Ser um líder é algo muito mais inconsciente e automático do que somente assumir as responsabilidades. Os líderes mais bem-sucedidos são aqueles que tomam decisões instintivas. Mas, afinal, o que se constrói um bom líder?

Para o consultor em gestão de pessoas e sócio diretor da Parceria Consultores, Luciano Melo, o líder é aquele que enxerga o melhor do outro e suas aptidões. “O líder é aquele que tem a capacidade de instigar as pessoas de proverem e emergir o seu melhor. Não basta apenas saber administrar o negócio, é preciso saber administrar também, com maestria, as pessoas. Ajudá-las a crescer dentro das suas áreas – e muitas vezes não só na empresa, mas para a vida”, afirma.

Em época de crise, quando as empresas precisam enfrentar cenários adversos, é que a figura do bom líder se faz ainda mais importante. “Nessas horas o líder precisa orientar, fazer com que as pessoas com quem trabalha pensem em soluções diferentes, fora da caixa. É preciso instigar a buscar soluções que sejam disruptivas, que de fato gerem e agreguem os valores ao serviço das atividades que eles fazem”, diz Luciano.

É especialmente desafiador para empreendedores, que, acostumados a personificar a empresa no momento de sua criação, encontram dificuldade de delegar tomadas de decisões importantes quando a empresa começa a crescer para além de sua persona, muitas vezes acreditando que precisam estar diretamente envolvidos nas ações para garantir que o fluxo aconteça da sua maneira. O ditado popular “o olho do dono que engorda o gado” traduz bem essa maneira de pensar.

Para a construção deste líder, Luciano Melo destaca que as experiências de vida e o autoconhecimento são fundamentais. “Todos nós temos a nossa história, a nossa criação, as nossas crenças como base para nossa formação. Por isso, é preciso saber em quais áreas a pessoa mais se destaca, conhecer os próprios talentos, para então aplicá-los sempre focado no mercado em que se quer estar. Também é preciso não só falar das crenças, mas vivê-las, realmente vivenciá-las”, completa.

Cinco dicas de como desenvolver o líder em você:

  1. Pratique a escuta ativa, sem julgamentos antecipados;
  2. Diga as verdades difíceis, mas as diga com amor, com desejo sincero em contribuir  com o crescimento do outro;
  3. Reconheça o mérito da pessoas;
  4. Respeito o ponto de vista de cada um, mesmo que não concorde com eles;
  5. Desafie sempre as pessoas a fazerem algo inédito. Busque sempre a excelência nas pequenas coisas.

Redação O POVO Online.

X

Expediente