TENDÊNCIA

Cinco carreiras de TI que terão boa visibilidade em 2020

Listamos algumas atuações a serem exploradas para quem deseja seguir na carreira de TI

0

Você já deve ter ouvido aquela frase de que “carreiras de TI vão ser as profissões do futuro”. Mesmo falando pouco, ela se mostra clara ao chamar atenção para o crescente mercado da área. Tal crescimento está bem relacionado à internet e à rapidez dela nas atualizações. Quando dizemos que a frase fala pouco, nos referimos ao fato de a Tecnologia da Informação (TI) englobar diversas capacidades que até então não são muito conhecidas pelo grande público.

Para entender este ponto, trouxemos algumas profissões no ramo das carreiras de TI que serão – e algumas que já são – muito procuradas nos próximos anos. Algumas são conhecidas, outras nem tanto, mas nunca é tarde para conhecer algo novo. Vamos lá!

1. Arquitetos de nuvem

A nuvem é apontada como um grande futuro da integração entre empresas e tecnologia da informação. Todo profissional relacionado a soluções em nuvem tem um grande futuro pela frente. Os arquitetos de nuvem são profissionais que auxiliam na criação e manutenção dos níveis hierárquicos dos serviços e conectividades. Quando estão presentes em empresas que precisam da nuvem, eles realizam estudos a fim de contratar o serviço adequado de cloud.

2. Carreiras relacionadas à IoT (Internet of Things)

Aqui se destacam designers com especialização em User Experience (UX), desenvolvedores de aplicativos e engenheiros de software. No geral, todas as profissões que se relacionam à criação e desenvolvimento de plataformas para objetivos ligados ao cloud. Esta profissão atenderá o mercado mobile e de gadgets, ambos em pleno crescimento.

3. Cientistas de dados

Eles são especialistas na utilização de ferramentas matemáticas e modelos de predição para analisar tendências presentes em dados. A área tem uma relação íntima com a cloud computing, já que uma das formas de aquisição desses dados é por meio do Big Data. Também possuem grande destaque nas empresas por serem profissionais capacitados para lidar com a gestão do conhecimento e manter a propriedade intelectual do negócio bem conservada.

4. Especialistas em inteligência artificial

Sistemas de recomendação (como os que recomendam filmes na Netflix, que aliás é uma solução em nuvem), modelos de regressão, lógica nebulosa para decisões, classificação, padronização e outros. Todas essas funcionalidades exigem o conhecimento de um especialista em inteligência artificial. Esse profissional utiliza dados para treinar algoritmos que passam a realizar funções sem intervenção humana. É uma área com muito potencial que ainda precisa ser mais explorada.

5. Especialistas em segurança

Todos os profissionais acima precisam de segurança na execução dos seus serviços. O correto é que exista um profissional específico para cuidar da proteção nas trocas de informações e de dados entre os servidores. É crucial ser atualizado nesse ramo.

 

REDAÇÃO O POVO ONLINE

X

Expediente