GRATUITO

Centec promove encontro entre ciência e literatura na Bienal do Livro do Ceará

O Instituto Centec tem programação na Bienal dos dias 16 a 25 de agosto. A participação é gratuita e não requer inscrições prévias

0
Explorar as conexões entre a ciência e a literatura é a proposta do Instituto Centec para a XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará (Foto: Divulgação)

A XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará acontecerá dos dias 16 a 25 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará. Para abordar as conexões entre a ciência e a literatura, o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) levará palestras, oficinas e exposições para o Espaço Luz do Conhecimento, coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece). Toda a programação do Centec na Bienal é gratuita e não é necessário realizar inscrições prévias.

Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) do Centec em Maranguape, Fortaleza e Quixeré levarão diversos experimentos científicos, como o gerador de Van Der Graff, uma máquina eletrostática que ao ser tocada deixa os cabelos “em pé”. Esse equipamento foi indispensável para condução de estudos sobre átomos e pesquisas nucleares.

Em parceria com a Rede de Incubadoras de Empresas do Estado do Ceará (RIC), o Centec promoverá, em todos os dias da Bienal, mostra de produtos inovadores com a participação de empreendimentos que fazem parte de diversas incubadoras do Estado.

Ainda, serão apresentadas palestras por colaboradores do Centec. O doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente Mavignier França ministrará palestra sobre o semiárido descrito por Euclides da Cunha, autor de “Os sertões”. Já o mestre e doutor em Zootecnia Odério Lima fará “diálogo criativo” sobre apicultura por meio de versos e trovas. Por fim, a coordenadora da Incubadora do Centec (Intece) Sueli Vasconcelos fará palestra com o tema “Geração Z: a nova era do empreendedorismo.

Serviço
Centec na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará
Quando: de 16 a 25 de agosto, de 10h às 22h
Onde: Centro de Eventos do Ceará – Espaço Luz do Conhecimento
Mais informações: centec@centec.org.br

Programação do Centec na Bienal

Palestras
22 de agosto
– 10h Palestra “O semiárido em Euclides da Cunha”, com Mavignier França

23 de agosto
– 10h Palestra “Apicultura em versos e trovas”, com prof. Odério Lima
– 15h Palestra “Empreendedorismo da geração A a Z”, com Sueli Vasconcelos

Exposições e oficinas 
17 a 25 de agosto
– Mostra de produtos inovadores da RIC
– Gerador Van Der Graff
– Laboratórios de ciências (biologia e química)
– Projetos “Costurando Sonhos”, “Qualifica Maranguape” e “Centro de Línguas”

19 e 20 de agosto
– Contação de estórias
– Oficina de Cordel
– Oficina de desenho e pintura para crianças

20 e 21 de agosto
– Experimentos: mão do adeus, bolo químico, lentilhas dançantes e água nas plantas

REDAÇÃO O POVO ONLINE

X

Expediente