Nos Estados Unidos, em meados de 1960, o professor John Molly começou a observar a mudança de comportamento dos alunos, eles se vestiam de forma diferente em cada aula. Foi o início da profissão de Consultor de Imagem.
É o profissional especializado em aparência, comunicação verbal e não-verbal, que assessora seus clientes sobre comportamento e comunicação, auxiliando-os a atingirem autenticidade, autoconfiança e credibilidade.
Você é daquelas pessoas que se preocupa com a imagem ou é daquelas que não está nem aí?
Pois eu digo um negócio muito sério: preocupe-se, sim, com a imagem que os outros fazem de você, porque isso é percepção. É a comunicação que você está emitindo para os outros. Como você quer ser visto e registrado na memória dos outros? Já parou e refletiu?
Vivemos em um mundo com um brutal excesso de informações e uma batalha terrível por espaço no cérebro. O nosso cérebro filtra o excesso de informações. No mundo empresarial, nosso mercado em potencial nos analisa e nos julga todos os dias – são nossos amigos, colegas, familiares, funcionários, superiores. Eles nos observam o tempo inteiro. Recebendo nossos sinais de marca. Se estivermos com a embalagem certa e na hora certa, mais cedo ou mais tarde alguém nos comprará.
Não basta estar somente no lugar certo, é necessário que tenhamos visibilidade para a nossa marca, nossa imagem. Você precisa ter ou criar um diferencial mercadológico. É isso mesmo… Mesmice ninguém suporta mais. Planejar estrategicamente essa diferença é a chave para o sucesso.
A pergunta é: com que palavra você estará sendo descrito?
Se você tem feito o dever de casa da gestão da sua marca e estabelecido os sinais corretos na sua rede de relacionamento, sua imagem refletirá exatamente aquilo que vem planejando.
Madalena Mattos
Vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Ceará –
ABRH-CE
ESPECIAL PARA O POVO