As redes sociais se tornaram uma ferramenta para o RH quando o assunto é contratação. Não é de hoje que os perfis dos candidatos viraram uma vitrine para acompanhar o que o candidato a vaga costuma fazer, o que ele pensa e, o principal, quais os tipos de assunto que ele costuma compartilhar em sua timeline.
Muitas vezes, o recrutador utiliza as redes sociais para pré-selecionar os candidatos e traçar o perfil e personalidades dessas pessoas, uma vez que no currículo, as informações são apenas profissionais. Em época de isolamento social, as entrevistas estão ocorrendo de forma virtual, por isso, esse é o momento que mais os avaliadores buscam utilizar essa ferramenta para conhecer sobre o candidatos.
Agora fica a dúvida dos candidatos: como devo me comportar na redes sociais se o meu principal objetivo é encontrar um emprego nesse momento de isolamento social? A dica primordial aqui é cuidado com o que se compartilha e se escreve nas diversas mídias.
É comum que utilizemos as redes sociais para expor opiniões sobre diversos assuntos, mas agora que estamos em período eleitoral é necessário muito cuidado com a exposição política. A maioria das pessoas tem sua posição partidária, mas pensando em empregabilidade explanar preferências e compartilhar discurso de ódio ou fake news sobre os candidatos à eleição pode ser um tiro no pé.
Isso porque os recrutadores analisam esse tipo de perfil como alguém que gosta de assuntos polêmicos, e pode enxergar o candidato como uma pessoa que pode causar controvérsias em diversos campos discursivos dentro da própria organização. É válido lembrar que essa dica também é importante no momento da entrevista: jamais aponte quais são suas escolhas partidárias ou qualquer outro assunto conhecido por gerar polêmica.
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Outro ponto a se atentar é ter cautela nos comentários em posts de amigos, principalmente no Linkedin – rede social voltada para relacionamentos profissionais que pode ser usada para encontrar emprego, anunciar vagas, fazer parcerias e networking. Para aqueles que não sabem, a rede possui uma área que mostra todas as atividades do usuário e é nesta função que o recrutador mais costuma analisar os profissionais.
Para tornar-se um candidato benquisto, utilize as mídias sociais, principalmente o Linkedin, para criar conteúdos sobre sua área profissional. Redija artigos sobre o mercado em que atua, compartilhe notícias de sites confiáveis que trazem informações interessantes para sua rede de amigos, para assim, impactar positivamente avaliadores e recrutadores. Desta forma, o profissional será conhecido pelo conhecimento da área e como um disseminador de conteúdos relevantes.
Richard Vasconcelos
CEO da LEO Learning Brasil
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