PANDEMIA

O novo normal e os ciclos de transformação da vida

Willian Melo, gerente de consultoria em Gestão de Pessoas da EY, fala sobre o período de crise que estamos vivendo

0

A expressão o novo normal está sendo usada à exaustão desde o início da pandemia. É um termo antigo e que foi cunhado para ressignificar a sociedade após períodos de crise – e a humanidade já passou por várias, como guerras e a gripe espanhola.

É evidente que operações de diversas empresas foram afetadas e que a nossa casa se tornou o local em que passamos a maior parte do tempo. Segundo Aristóteles, “o homem é um animal social”, e penso que a pandemia personificou tal frase diante de happy hours, aulas e lives, demonstrando nossa ânsia por socialização.

Com efeito, venho de uma constante reflexão tentando entender o que significaria novo normal, pois apesar da mudança na nossa rotina, em última análise, talvez somente a perspectiva tenha se alterado, ou seja, fazemos as mesmas coisas, porém de um modo diferente. Isso porque sentimentos como ansiedade, angústia, insegurança e estresse, assim como antes, continuam a fazer parte do dia a dia e são gerados quase em sua totalidade pelos mesmos motivos que antes.

Estamos em um momento de crise. Crise é uma palavra que vem do grego (krisis) e significa separação. Na pandemia, podemos explicar a crise como uma situação de mudanças psicológicas e sociais drásticas, pois estamos diante da real possibilidade de perda, o que nos exige demasiado esforço para manter o equilíbrio. Pensadores como Baruch Spinoza nos fazem lembrar que somos seres em constante transformação e que manter a prática da reflexão sobre o “eu” faz com que você saiba o que realmente importa para você e, consequentemente, saiba lidar com perdas.

Diante disso, acredito que a expressão novo normal seja nada mais que o mundo e a vida seguindo o seu fluxo, permanente e ininterrupto, dissolvendo, criando e transformando a realidade a nossa volta. É imperativo desenvolver a habilidade do autoconhecimento, pois te possibilita entender que impactamos e somos impactados pelas transformações do mundo e que o melhor é viver – no sentido mais expresso da palavra.

Willian Melo, gerente de consultoria em
Gestão de Pessoas da EY
Especial para O POVO

 

X

Expediente