DICAS

Networking e inconveniência: saiba como praticar o networking profissional

Consultora de carreira e especialista em desenvolvimento humano, Franciane Bousfield explica quais os principais “pecados” do networking profissional

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Franciane Bousfield de perfil; consultora de carreira fala sobre networking profissional
Franciane é coidealizadora do Workshop Networking S/A (Foto: Arquivo Pessoal)

Com certeza você, ou alguém que conhece, já conseguiu uma oportunidade de trabalho através de uma indicação.

Em seu dia a dia, você certamente usa networking muito mais do que imagina.

Quando alguém lhe pede recomendação de um médico, ou quando você solicita uma indicação de encanador, marceneiro, por exemplo, você está usando sua rede para evitar riscos de contratar profissionais ruins. Então, uma forma de se sentir mais seguro é a partir das recomendações.

É exatamente essa a ideia do networking profissional.

Muitas pessoas torcem o nariz quando ouvem falar de networking, pois temem ser taxados de oportunistas. Isso acontece, devido aos muitos erros que vemos por aí.

Para não cair na armadilha da inconveniência, fique ligado nos maiores pecados ao praticar networking profissional:

1. Procurar as pessoas só quando precisa: não há nada mais inconveniente do que uma pessoa que só aparece para pedir favores. Muitos quando estão empregados, não se importam em manter qualquer relação social, ou não ajudam outros colegas de profissão. Mas, toda vez que ficam desempregados ou precisam de algo, ligam imediatamente para pedir ajuda.

2. Ser puxa-saco: provavelmente você percebe quando alguém tenta bajular você. Acredite, as pessoas também! Por isso, uma interação forçada e falsa não funcionará. Seja genuíno!

3. Falar só sobre você: não mostrar interesse, nem procurar saber as necessidades do outro para que você possa ajudar também é um grande erro. Onde não há troca, não haverá networking.

4. Forçar intimidade: relacionamento é construção! Portanto, não force a barra para se dar bem. Acabar de conhecer uma pessoa e forçar uma interação por interesse vai fazer com que a pessoa queira se afastar.

5. Não manter contato: após conseguir o que quer, muitos não mantêm contato. Seja interessante, não interesseiro!

6. Não ser grato: a gratidão está diretamente ligada ao sucesso. Afinal, ninguém constrói grandes feitos sozinhos. A qualidade de ser grato não é só importante para o networking, mas para tudo na vida. Uma pessoa ingrata acaba sem oportunidades e sozinha.

Networking profissional: não seja chato

Por fim, não seja chato. Podemos explicar por horas o que você deve e o que não deve fazer ao abordar alguém em um evento, ou ao tentar manter contato com uma pessoa que acabou de conhecer.

Entretanto, no fim tudo não passa de uma questão de bom senso.

Insistir demais em um assunto, encher a pessoa de perguntas como se estivesse em uma entrevista, falar sobre assuntos inconvenientes, pedir favores difíceis logo no primeiro contato e sem oferecer nada em troca — todas essas são práticas incômodas, que podem fazer com que a pessoa queira se afastar de você imediatamente.

Por isso, vale sempre repetir: se quer construir uma boa rede de relacionamentos, não seja chato!

Franciane Bousfield*
Especial para O POVO

*Consultora de carreira, especialista desenvolvimento humano; é membro da Sociedade Latino Americana de Coaching e possui larga experiência em treinamento e desenvolvimento corporativo, desenvolvimento organizacional, recrutamento e seleção, com atuação em grandes empresas do cenário nacional. Coidealizadora do Workshop Networking S/A, especialista em Linkedin e criadora de conteúdo para infoprodutos e redes sociais profissionais.

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