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5 competências essenciais para conquistar cargos de liderança

Assumir cargo de chefia para dar um salto na carreira é o objetivo de muitos profissionais. Descubra quais são as competências a ser trabalhadas para chegar lá com mais facilidade

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Liderar é uma escolha. E o primeiro passo para se tornar líder é decidir ser um,  independentemente da posição que se tem na empresa. Decisão tomada, é hora de desenvolver um conjunto de habilidades indispensáveis para tornar o sonho realidade. O grande diferencial dos bons líderes é a sensibilidade para perceber as motivações, necessidades e problemas dos colegas ao seu redor. Isso revela inteligência emocional, característica essencial para cargos de comando. Confira cinco dicas para conquistar cargos de liderança:

Acredite na equipe

Não basta delegar. É preciso estar junto com o time, para estimular o alcance de metas. Isto gera empatia e segurança para o colaborador. O líder deve aceitar o fato de que não tem todas as respostas sempre, percebendo que é muito melhor contar com a inteligência coletiva de uma equipe. Com isso, ele também demonstra humildade, além de colocar a equipe toda no papel de protagonista.

Seja transparente

O líder deve construir seus relacionamentos com base na transparência. É preciso ouvir as pessoas e suas ideias e encorajar a participação da equipe nas decisões, criando assim um ambiente seguro, no qual cada profissional adquire confiança necessária para expor seus pontos de vista.

Saiba pedir ajuda

Um bom gestor deve reconhecer o momento de pedir ajuda, admitir quando estiver errado ou mesmo quando não sabe algo, simplesmente porque não é possível deter todo o conhecimento. Reconhecer suas vulnerabilidades estimula, inclusive, o desenvolvimento profissional.

Priorize inovar, sempre!

Pessoas com potencial para liderança abraçam desafios, afinal, renovar e aperfeiçoar processos são atitudes esperadas de um líder. Cada vez mais, as empresas estão valorizando profissionais ousados, que extrapolam o terreno conhecido, assumindo riscos e correndo atrás de oportunidades.

Tenha agilidade

Existe um conceito no RH conhecido como “learning agility”, que reúne aspectos como: agilidade para mudanças, agilidade mental, agilidade interpessoal e agilidade para resultados. No quesito rapidez, estas são, em síntese, as habilidades essenciais para um líder, que precisa atender as demandas do cotidiano de modo rápido e assertivo.

Aliesh Costa

Gestora de recursos humanos e CEO da Carpediem RH

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