Jornalismo literário

UFC lança dois produtos de jornalismo imersivo feitos inteiramente pelos alunos

A Revista Entrevista e o Jornal Impressões são desenvolvidos semestralmente e promovem o aprofundamento no texto subjetivo

0

O curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) promove o lançamento de dois produtos pautados pelo estilo literário imersivo e desenvolvidos totalmente pelos alunos da graduação: a 38ª edição da Revista Entrevista e a primeira edição do Jornal Impressões da Arte. A solenidade ocorre nesta quinta-feira, 29, no Auditório Rachel de Queiroz, no Centro de Humanidades II da instituição, às 18h.

O evento apresenta com dois momentos. Primeiramente, uma roda de conversa sobre a Revista Entrevista será realizada, contando com os alunos entrevistadores, os personagens entrevistados e o professor orientador do produto, Robson Braga. Em seguida, o debate será sobre o Jornal Impressões da Arte. A mesa reúne a professora responsável por nortear os alunos nesse projeto, Gabriela Ramos, além dos editores de redação e arte dessa primeira edição.

Revista Entrevista

A Revista Entrevista foi criada em 1992 pelo jornalista e professor aposentado do curso, Ronaldo Salgado, por meio da disciplina de Laboratório de Jornalismo Impresso, ofertada no sexto semestre da graduação. O produto é formado por entrevistas pingue-pongues sobre as histórias de vida de cada personagem, escolhidos pelos alunos. A Revista carrega uma característica neo-confessional, priorizando a subjetividade do entrevistado. Nesta edição, a lista de personagens conta com a apresentadora Lionah Dias (Xuxinha Cearense), o dono de banca Seu Paixão, a fotógrafa Fernanda de Oliveira, o pizzaiolo Maradona e o cônsul colombiano Maurício Duran. Personalidades como Belchior, Tiririca e Raquel de Queiroz já estrelaram a produção.

“Mesmo depois de 25 anos, a Revista Entrevista ainda se mantém como um produto experimental. O estudante passa por algo novo em relação ao jornalismo tradicional, e também têm a possibilidade de trabalhar outro gênero textual, já que, comumente, esse aluno chega no sexto semestre com o texto já muito no sentido da objetividade, priorizando somente a informação. Na Revista Entrevista, ele vai experimentar um texto que têm um viés mais interpretativo. Até hoje, no jornalismo como um todo, não há muitos produtos que se aproximem da proposta da Revista Entrevistas”, explica o professor orientador Robson Braga.

A estudante de Jornalismo Suzana Mesquita reitera que a experiência de produzir a Revista Entrevista é única. Para ela, além da produção servir como um portfólio, conhecer os entrevistados do projeto e a história de vida de cada um foi uma oportunidade engrandecedora para além do âmbito profissional. “Uma das várias propostas da revista é visibilizar personagens que são importantes para a história do Ceará. Então entrevistar o Seu Paixão, por exemplo, foi uma oportunidade de contar também a história da praça do Ferreira e do centro da cidade. Eu espero que quando as pessoas leiam as entrevistas, elas conheçam não só os personagens, mas também uma parte da história de Fortaleza”, declara a estudante.

Jornal Impressões

Já o Jornal Impressões é produzido no sétimo semestre do Jornalismo da UFC, com tema escolhido pela turma de Jornal Laboratório e divisão em três edições. Desta vez, o assunto geral é Arte, e o lançamento é da edição Enredo, correspondente à primeira da série. A professora Gabriela Ramos explica que a proposta permite que os alunos explorem um tema por meio de uma perspectiva mais complexa, oportunidade rara no mercado de trabalho da área. “Como se trata de um tema mais complexo, dá a possibilidade de uma reflexão diferente sobre a arte e também os modos de fazer o jornalismo cultural. As pautas são muito variadas e incluem gêneros jornalísticos diversos, como entrevista pingue pongue, fotorreportagem, e, além das outras reportagens, os alunos também procuraram traçar perfis de alguns entrevistados, e essa é uma possibilidade que provavelmente eles só teriam depois de muitos anos de profissão. É muito legal saber que a gente ainda pode rodar esse tipo de produto na Universidade”, comenta a professora.

De acordo com Heloísa Vasconcelos, estudante do curso e editora da segunda edição do Impressões da Arte, experimentar durante a faculdade é essencial para adquirir bagagem e ingressar no mercado de trabalho mais preparado. “A arte, por exemplo, é bem ampla, e no produto a gente pôde discutir sobre isso. Às vezes as pessoas acham que arte é só o que está exposto em uma galeria, mas é muito mais abrangente do que isso. Além disso, o Impressoes traz visibilidade para os profissionais entrevistados, porque mesmo sendo um produto universitário, é sempre bom ter seu trabalho admirado”, garante Heloísa.

Serviço

Lançamento da Revista Entrevista e do Jornal Laboratório Impressões da Arte

Local: Auditório Rachel de Queiroz, Centro de Humanidades – Área 2, UFC (Avenida da Universidade, 2762, Benfica)

Data: quinta-feira, 29

Horário: 18h

Evento Aberto ao público. A distribuição dos produtos é gratuita.

 

Redação O POVO Online

X

Expediente