A Delegação Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), selecionará dois pesquisadores brasileiros para participar da edição 2019 do Programa de Bolsas Keizo Obuchi – Unesco/Japão. As inscrições vão até dia o próximo dia 29 de outubro, data limite para o envio da documentação para o e-mail da comissão. A documentação exigida é:
- Formulário de solicitação de bolsa de estudos da Unesco devidamente preenchido, com cópia. Duas fotografias recentes (obrigatórias) devem ser incluídas no formulário;
- Cópias autenticadas de graus ou diplomas (incluindo transcrição de notas), com cópia. A prova de obtenção de um mestrado deve ser incluída;
- Carta de recomendação de alguém familiarizado com o trabalho do candidato;
- Carta de aceitação do instituto anfitrião (ou seja, o instituto que aceitou o candidato ao trabalho, caso ele / ela tenha sido selecionado para uma Irmandade);
- Certificado de proficiência no idioma (no formulário da Unesco) devidamente preenchido, com cópia, para o idioma do país de estudo (se este for diferente do idioma materno do candidato) emitido por uma autoridade oficial.
- Descrição detalhada, de uma a duas páginas (no máximo), em inglês ou francês, do trabalho de pesquisa para o qual a candidatura está sendo apresentada.
O Programa de Bolsas Keizo Obuchi – Unesco/Japão mantém fundo para apoiar pesquisas inovadoras de 20 cientistas oriundos de países em desenvolvimento. Os candidatos concorrerão a bolsas de estudo no valor de 10 mil dólares. A oportunidade é destinada a pesquisadores a partir de 40 anos de idade que tenham título de mestrado e desejem realizar ou continuar os estudos de pós-graduação fora do País, nas seguintes áreas:
- Meio Ambiente, com ênfase em redução de riscos de desastres;
- Diálogo Intercultural;
- Tecnologias da Informação e Comunicação;
- e Resolução Pacífica de Conflitos.
Para mais informações, acesse o site do programa (em inglês).
Brasileiros no programa
O Brasil já teve duas pesquisadoras amparadas pelo programa, nos anos de 2009 e 2011. Conheça:
Ana Lucia Rodrigues de Oliveira é natural do Rio de Janeiro e mestre em Sustentabilidade, Avaliação e Políticas. Aprovada para a bolsa em 2009, Ana Lucia desenvolveu pesquisa intitulada, em tradução livre, “Estudos da relação entre fatores que causam impactos e pressões nos sistemas de Encarnação e Posadas, por meio de uma abordagem envolvendo a coleta de dados para a gestão sustentável dos recursos das bacias hidrográficas”, pela Universidade de Córdoba, na Argentina. Leia mais sobre Ana Lucia e a pesquisa.
Natalia Appezzato Pinazza é natural de São Paulo e pesquisa a área de Diálogo Intercultural. Ela foi aprovada para a bolsa em 2011 e desenvolveu pesquisa intitulada, em tradução livre, “Alcançando o diálogo intercultural por meio das artes e da cultura”, pela Universidade de Otawa, no Canadá. Leia mais sobre Natalia e a pesquisa.
Serviço
Edição 2019 do Programa de Bolsas Keizo Obuchi – Unesco/Japão
Inscrições: Até 29 de outubro de 2019, pelo e-mail da comissão
Vagas: 2
Pré-requisitos: Mestres a partir de 40 anos de idade
Valor da bolsa: U$ 10 mil
Mais informações: Site do programa
REDAÇÃO O POVO ONLINE
com informações do Programa de Bolsas Keizo Obuchi