A Universidade Federal do Ceará (UFC) sediará a IX Jornada de Residualidade Literária e Cultural nos dias 18 e 19 de setembro. O evento de temática “Leituras residuais afrobrasilusas“ é aberto ao público e já recebe inscrições para ouvintes e apresentações de trabalhos.
Para apresentar artigos, é preciso enviar ficha de inscrição e resumo da proposta para o e-mail geresidualidade@gmail.com até o dia 1º de setembro. Serão aceitos trabalhos que se enquadrem em algum dos quatro eixos temáticos do evento:
- remanescências da oratura e da linguagem africana na literatura e na cultura brasileiras;
- resíduos da presença indígena na literatura e na cultura brasileiras;
- escritas residuais ibéricas na poesia, na narrativa e na dramaturgia produzida no Brasil;
- mitos residuais afrobrasilusos.
Já os ouvintes podem realizar inscrição por fomulário eletrônico até o dia 15 de setembro. A organização da jornada informa que, a depender da demanda, o período de inscrições pode ser encerrado antes da data estipulada. No primeiro dia do evento, 18, haverá lista de espera para aqueles que desejarem participar das atividades.
A programação completa e os detalhes das normas de submissão de trabalhos estão disponíveis no site do evento.
A jornada é promovida pelo Grupo de Estudo de Residualidade Literária e Cultural (Gerlic) e objetiva ser espaço de divulgação de atividades de pesquisa, realizadas por professores e estudantes de graduação e de pós-graduação do Brasil e do exterior, que trabalham com a teoria da residualidade e temas afins na literatura e em outras áreas do conhecimento.
Serviço
IX Jornada de Residualidade Literária e Cultural: Leituras residuais afrobrasilusas
Quando: 18 e 19 de setembro
Onde: Centro de Humanidades I (Av. da Universidade, 2853 – Benfica, Fortaleza)
Inscrições: 20/5/19 a 15/9/19 (para ouvintes) e 20/5/19 a 1/9/19 (para trabalhos)
Mais informações: https://geresidualidade.wixsite.com/ixjorlic
REDAÇÃO O POVO ONLINE