PRODUTIVIDADE

5 dicas para manter o foco nos estudos durante a quarentena

Professora ensina como os estudantes podem melhorar o rendimento em meio à crise de Covid-19

0
Mulher em frente a um notebook, digitando; professora da dicas para manter o foco nos estudos
Manter o foco nos estudos é um desafio ainda maior com a crise de Covid-19 (Foto: Divulgação Kultivi)

Aulas online gratuitas, lives com dicas e leituras acumuladas. Não faltam opções para tornar a quarentena produtiva. Mas, em meio a tanto conteúdo, como manter o foco nos estudos?

A professora Andressa Federizzi, da startup curitibana Kultivi, plataforma que também oferta cursos online gratuitos, dá cinco dicas para dar fôlego aos seus estudos.

1. Estabeleça objetivos

Um dos métodos pode ser o SMART, que se baseia em cinco palavras-chaves: Específico (Specific), Mensurável (Measurable), Atingível (Attainable), Relevante (Relevant) e Prazo (Time-bound). É importante analisar as metas de acordo com tempo, esforço, custos, recursos e pessoas envolvidas. Metas muito fáceis ou muito difíceis podem desmotivar!

2. Prepare um ambiente de estudos

O ideal é ter um espaço específico, com boa iluminação, onde você possa deixar seu material, suas anotações. Tudo muito limpo e organizado! 

3. Tenha uma dinâmica de estudos

Planeje os estudos de forma que também tenha algumas horas ou até um dia de descanso. Faça pausas regulares de pelo menos cinco minutos a cada hora ou a cada 40 minutos. Misture as disciplinas fáceis com as difíceis, as perguntas objetivas com as discursivas, assim você não se cansa de ver um assunto por muito tempo, explica a professora. 

4. Elimine distrações

Se você não tem controle sobre o uso do celular, é bom deixar ele de lado, não levar para a mesa de estudos, ou então baixar aplicativos que controlam o uso e bloqueiam notificações.

5. Estude sozinho

Estudar acompanhado funciona melhor quando você já domina o assunto, para trocar ideias ou resolver exercícios, e beneficia bem mais quem está explicando.

REDAÇÃO O POVO
Com informações da Kultivi

X

Expediente