equidade de gênero

Ceará recebe maratona de programação do Google para garotas

Iniciativa faz parte do desafio Change the Game, que busca iniciar as jovens nas áreas de design de games e programação

0
Apesar de 59% dos jogadores de jogos eletrônicos serem mulheres, elas representam apenas 13% dos candidatos para a carreira de desenvolvedor no Brasil (Foto: Desafio Change the Game)

Nos dias 2 e 3 de setembro, o Google recebe alunas de instituições públicas e privadas de toda a região do Ceará em dois eventos gratuitos e abertos ao público. O objetivo da maratona de programação é promover a equidade de gênero na indústria dos jogos digitais e proporcionar às estudantes imersão no mundo de design de games e programação.

Na segunda-feira, 2, primeiro dia de evento, a Escola Estadual de Educação Profissional Leonel Brizola receberá o Hackathon (maratona de programação) no período vespertino. Já no dia 3, o encontro será no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), nos horários da manhã e da tarde.

Durante o evento, as participantes assistirão a depoimentos de executivas de sucesso das áreas de tecnologia e desenvolvimento de jogos. Entre elas está Regina Chamma, diretora de desenvolvimento de negócios de Apps & Games do Google para a América Latina. As alunas também participarão de dinâmicas para estimular a criatividade.

Ao final, as garotas contarão com apoio para preencher o formulário do Desafio Change the Game, programa lançado pelo Google Play para capacitar a próxima geração de criadoras de games e promover a diversidade na área. No documento, deverá ser descrita ideia de jogo que elas desejam transformar em realidade, incluindo a mecânica, a narrativa e os personagens. Para isso, serão disponibilizados 20 computadores no laboratório da IFCE.

Desafio Change the Game

O Change the Game é um programa lançado pelo Google Play para capacitar a próxima geração de criadoras de games e promover a diversidade na área. O período de inscrições vai até dia 30 de setembro pelo site do evento. Duas ideias vencedoras serão selecionadas.

As duas ganhadoras irão a São Paulo e passarão cinco dias com a Tapps Games para aprender o processo de desenvolvimento de um game para celular. Suas ideias darão origem a dois jogos que serão publicados no Google Play.  Outras 500 garotas ganharão 16 cursos de 144 horas de aulas online sobre programação.

Podem participar do desafio jovens de todo o Brasil de escolas públicas e privadas. Não é necessário experiência em design de games ou programação. Basta chegar com antecedência ao local, pois o evento é aberto ao público e com lugares limitados.

Para participar as alunas precisam:
• Ter entre 15 a 21 anos e estarem matriculadas no Ensino Médio
• Completarem a inscrição no site até 30 de setembro de 2019 (uma inscrição por pessoa)
• Ter disponibilidade para passar 5 dias em São Paulo durante o mês de janeiro de 2020
• Ter uma ideia de um jogo para celular

Serviço
Hackathon na EEEP Leonel Brizola

Onde: Av. Holanda, 1281-Jardim Cearense

Quando: 2 de setembro, no período da tarde

Hackathon na IFCE

Onde: Av. Treze de Maio, 2081 – Benfica

Quando: 3 de setembro, no período da manhã e da tarde

Quanto: Gratuito e aberto ao público – sujeito à lotação

Inscrições: g.co/desafiochangethegame

REDAÇÃO O POVO ONLINE

X

Expediente