Nos dias 2 e 3 de setembro, o Google recebe alunas de instituições públicas e privadas de toda a região do Ceará em dois eventos gratuitos e abertos ao público. O objetivo da maratona de programação é promover a equidade de gênero na indústria dos jogos digitais e proporcionar às estudantes imersão no mundo de design de games e programação.
Na segunda-feira, 2, primeiro dia de evento, a Escola Estadual de Educação Profissional Leonel Brizola receberá o Hackathon (maratona de programação) no período vespertino. Já no dia 3, o encontro será no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), nos horários da manhã e da tarde.
Durante o evento, as participantes assistirão a depoimentos de executivas de sucesso das áreas de tecnologia e desenvolvimento de jogos. Entre elas está Regina Chamma, diretora de desenvolvimento de negócios de Apps & Games do Google para a América Latina. As alunas também participarão de dinâmicas para estimular a criatividade.
Ao final, as garotas contarão com apoio para preencher o formulário do Desafio Change the Game, programa lançado pelo Google Play para capacitar a próxima geração de criadoras de games e promover a diversidade na área. No documento, deverá ser descrita ideia de jogo que elas desejam transformar em realidade, incluindo a mecânica, a narrativa e os personagens. Para isso, serão disponibilizados 20 computadores no laboratório da IFCE.
Desafio Change the Game
O Change the Game é um programa lançado pelo Google Play para capacitar a próxima geração de criadoras de games e promover a diversidade na área. O período de inscrições vai até dia 30 de setembro pelo site do evento. Duas ideias vencedoras serão selecionadas.
As duas ganhadoras irão a São Paulo e passarão cinco dias com a Tapps Games para aprender o processo de desenvolvimento de um game para celular. Suas ideias darão origem a dois jogos que serão publicados no Google Play. Outras 500 garotas ganharão 16 cursos de 144 horas de aulas online sobre programação.
Podem participar do desafio jovens de todo o Brasil de escolas públicas e privadas. Não é necessário experiência em design de games ou programação. Basta chegar com antecedência ao local, pois o evento é aberto ao público e com lugares limitados.
Para participar as alunas precisam:
• Ter entre 15 a 21 anos e estarem matriculadas no Ensino Médio
• Completarem a inscrição no site até 30 de setembro de 2019 (uma inscrição por pessoa)
• Ter disponibilidade para passar 5 dias em São Paulo durante o mês de janeiro de 2020
• Ter uma ideia de um jogo para celular
Serviço
Hackathon na EEEP Leonel Brizola
Onde: Av. Holanda, 1281-Jardim Cearense
Quando: 2 de setembro, no período da tarde
Hackathon na IFCE
Onde: Av. Treze de Maio, 2081 – Benfica
Quando: 3 de setembro, no período da manhã e da tarde
Quanto: Gratuito e aberto ao público – sujeito à lotação
Inscrições: g.co/desafiochangethegame
REDAÇÃO O POVO ONLINE