“Moda, Cultura e Inclusão” é tema de criações de alunos de Moda da UFC

Os looks são resultado do Projeto Interdisciplinar, que reúne conhecimentos aprendidos ao longo do semestre letivo e têm tema anual

0
Manequim, usado para produzir peças como as que estarão em exposição pelos alunos de moda da UFC
Além do caráter comercial, as peças foram feitas para mulheres com algum tipo de deficiência ou de exclusão (Foto: Pixabay)

Estudantes do segundo semestre do curso de Design-Moda da Universidade Federal do Ceará (UFC) apresentam nas próximas quarta-feira, 4, e sexta-feira, 6, criações produzidas ao longo do último semestre de 2019. Os alunos produziram looks para o Projeto Interdisciplinar, que reúne conhecimentos aprendidos ao longo do semestre letivo e, neste ano, seguiu a temática “Moda, Cultura e Inclusão”. Nos dois dias, a apresentação será realizada das 8h às 12 horas, no Instituto de Cultura e Arte da UFC, no Campus do Pici.

A turma de alunos de Moda da UFC do quarto semestre também irá expor as criações em desfile na quinta edição do Projeto Vestir com Emoção, na tarde desta quarta-feira, 6, a partir das 14 horas, no Lar Torres de Melo. No evento, serão recebidas doações de diferentes produtos.

“[O trabalho] é feito em equipe justamente para que os conhecimentos possam ser trocados, porque às vezes um aluno é melhor em modelagem, o outro é melhor em desenho. Eles partem de uma referência da antiguidade, de todos os povos que a gente viu, da pré-história à idade média, e a partir disso eles vão criar um look atual”, explica Francisca Mendes, professora do segundo semestre de Design-Moda da UFC.

As peças devem ter caráter comercial e ser feitas para mulheres que têm algum tipo de deficiência ou de exclusão cultural. “Eles têm que unir os conhecimentos das disciplinas e ainda apresentar esses conhecimentos dentro da temática, que vai variar no próximo ano”, complementa.

Conexões

Ao longo dos últimos meses, os estudantes tiveram contato com a história da moda na disciplina de Indumentária Antiga e Medieval, ilustraram corpos fora do padrão de moda em Desenho da Figura Humana, criaram as peças em Processos Criativos e as modelaram em Modelagem Plana Feminina. Essa união das disciplinas, para a professora, é importante por mostrar aos alunos as conexões entre as diferentes áreas da moda.

“Eles se sentem muito mais engajados no curso, se empolgam para fazer. Eles apresentam o todo, mas cada uma dessas disciplinas vai avaliar a parte que lhe cabe, e aí o curso inteiro começa a fazer sentido. E orientar isso é fantástico, porque vemos como eles vão amadurecendo, tanto pessoal quanto profissionalmente, para entender todo o processo de feitura da roupa, desde a concepção até o processo final, que são a montagem e a exposição”, finaliza.

Serviço
Apresentação de alunos de Moda da UFC

Segundo semestre
Quando: Quarta-feira, 4, e sexta-feira, 6, das 8h às 12 horas
Onde: Instituto de Cultura e Arte, sala HL 205 (av. Mister Hull, s/n – Pici)

Quarto semestre
Quando: Quarta-feira, 4, a partir das 14 horas
Onde: Lar Torres de Melo (rua Júlio Pinto, 1832 – Jacarecanga)
Mais informações: (85) 3366.9409
Doações: Fraldas (M, G, XG), hidratante corporal, lenço umedecido, barbeador descartável, colônia pós-banho, sabonete líquido, copos escolares, colher de sopa inox

REDAÇÃO O POVO ONLINE

Tags:
X

Expediente