Inovação Social

Alpha Labs Social capacita jovens para empreendedorismo no Eusébio

20 jovens foram selecionados para capacitação que transformará ideias de impacto social em projetos ou negócios reais

0
Jovens que passaram por Programa Jovem Sustantável têm a oportunidade de transformar ideias em empreendedorismo (Foto: Divulgação Fundação Alphaville)

O Alpha Labs Social,  edital de estímulo ao empreendedorismo social jovem, foi iniciado nesta semana no Eusébio (CE), exclusivamente com os ex-alunos do Programa Jovem Sustentável – Cidadania Digital. Criado em comemoração aos dez anos do Programa, o edital é fruto de uma parceria da Fundação Alphaville com a Alphaville Urbanismo.

Ao todo, 20 jovens com ideias de impacto social foram selecionados para capacitação que transformará as propostas em projetos ou negócios reais. Eles participaram de um  Hackathon, nos últimos dias 5, 6, 7 e 8 de novembro. “Tivemos no Alpha Labs Social uma oportunidade única: rever jovens que passaram pelo PJS há anos e que hoje veem na capacitação a oportunidade de se reaproximar dos seus sonhos, que, muitas vezes, são esquecidos na correria do dia a dia. Esperamos que eles mantenham essa chama acesa e possam utilizar dessa nova etapa como um degrau para concretizá-los”, aponta a coordenadora de projetos sociais da Fundação Alphaville, Graça Oliveira.

A iniciativa é um desdobramento dos programas de inovação da Alphaville Urbanismo, principal mantenedora da Fundação Alphaville. O processo de capacitação foi conduzido pela Yunus Negócios Sociais, consultoria especializada no processo de aprimorar projetos sobre empreendedorismo social.

Segundo Graça, os consultores da Yunus estiveram durante os quatro dias com os jovens selecionados, “entendendo seus projetos e direcionando as ideias para um modelo que possa sair do papel”. A partir dai, esses modelos devem ganhar escala e, explica a coordenadora, “de fato, mudar a realidade da Grande Fortaleza”.

Fundação Alphaville
A Fundação Alphaville atua há 19 anos no Brasil em parceria com comunidades, setor público e empresas para desenvolver cidades que sejam mais justas e equalitárias. No Eusébio, a colaboração já existe há 15 anos.

REDAÇÃO O POVO ONLINE
Com informações de Fundação Alphaville

X

Expediente