Competição 15/03/2018 - 13h37

Olimpíada Brasileira de Robótica abre inscrições para edição 2018

Estudantes do ensino fundamental, médio e técnico podem se inscrever até o dia 18 de abril
notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar

As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica 2018 (OBR) já estão abertas, evento que já é realizado há mais de dez anos. Alunos do ensino fundamental, médio e técnico interessados em participar devem formar equipes de dois a quatro integrantes e fazer a inscrição até o dia 18 de maio pelo site, sendo o cadastro gratuito. A coordenação nacional desta edição fica a cargo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Os estudantes podem concorrer nas modalidades teórica e prática em seis níveis diferentes.

Na teórica, os alunos realizam provas para resolver problemas práticos do dia a dia envolvendo robótica com conhecimentos do ensino fundamental e médio. Enquanto a primeira fase está prevista para o dia 8 de junho nas escolas dos respectivos inscritos, enquanto a segunda acontecerá no dia 24 de agosto nas sedes regionais da OBR. Os melhores alunos dessa modalidade recebem medalhas de ouro, prata e bronze e de mérito, de acordo com o desempenho em nível nacional.

Quem quiser concorrer na modalidade prática recebe a missão de construir um robô autônomo que seja capaz de localizar e resgatar vítimas em um terreno acidentado de um desastre natural. Também é dividida em duas etapas, uma estadual e outra nacional. As datas dessa categoria variam por estado.

A OBR tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e de diversas instituições em todo Brasil. Participam também da organização nacional o Colégio Técnico de Campinas (Cotuca-Unicamp), Sesi-São Paulo, RoboCup, Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), Mostra Nacional de Robótica (MNR), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e os ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Serviço

Inscrições: até 18 de maio

Modalidades: teórica e prática

Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar

Facebook

Acompanhe Empregos e Carreiras no Facebook

Assine Já

O POVO Notícias | O Povo Empregos & Carreiras

  • Central de Relacionamento: +55 85 3254.1010