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Novo sistema: chegada do PIX deve beneficiar o varejo

Especialista aponta que novo meio de pagamento do Banco Central pode simplificar as vendas e reduzir inadimplência dos consumidores no crediário

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Na foto, o empresário Jeison Schneider, CEO do Meu Crediário, sorri para a câmera. Ele usa uma camisa azul clara de botões, e possui cabelo e barba pretos e curtos.
PIX deve trazer benefícios ao varejo, afirma especialista (Foto: Divulgação)

O cenário do sistema de pagamentos brasileiro deve mudar completamente daqui a pouco mais de dois meses. Isso porque o Banco Central decidiu antecipar o lançamento do seu sistema de pagamentos instantâneos (PIX) para o dia 5 de outubro de 2020. O produto visa simplificar a realização de pagamentos e transferências entre consumidores e empresas em geral, como as redes varejistas.

Hoje, para que um pagamento seja efetuado – e o dinheiro saia da conta corrente do comprador e caia na do vendedor -, é necessária a participação de diversos agentes, como a bandeira do cartão de crédito, a empresa da maquininha e os bancos. Com o PIX, o caminho será mais rápido e barato, uma vez que as operações poderão ser feitas instantaneamente, em qualquer horário e dia da semana. O custo aproximado do serviço será de R$ 0,01 por transação, sem a intermediação de terceiros. Além disso, não há necessidade de deslocamento, já que o consumidor irá realizar os pagamentos pelo próprio smartphone.

A novidade do BC deve beneficiar diretamente as redes varejistas que trabalham com crediário, uma vez que clientes que hoje utilizam apenas cartão de crédito para compras. Estes, certamente, terão maior facilidade em aceitar o novo canal de vendas da loja, via crediário digital próprio. Capturar esta parcela de consumidores e, com isso, ter um relacionamento mais próximo, pode ser uma grande vitória para os lojistas.

Mudança no perfil do cliente

É verdade que o PIX também tende a retirar o cliente de dentro da loja, afinal, o pagamento poderá ser efetuado a distância. Contudo, as redes varejistas ainda terão enorme possibilidade de continuar fidelizando os consumidores – principalmente porque muitos deles ainda irão necessitar do crediário para fazer suas compras, já que nem todas as pessoas possuem um limite considerável no cartão de crédito.

Para atrair essa clientela, os lojistas devem investir mais do que nunca em ideias criativas, levando a loja para dentro das casas. Algumas ações promocionais, por meio de mensagens no celular, podem ser interessantes para chamar o público à loja como, por exemplo, a concessão de brinde na loja no ato do pagamento da parcela ou até mesmo cupons de desconto com validade de 30 dias. Campanhas de vendas exclusivas para clientes com baixo risco de inadimplência ou a possibilidade de parcelamento em 10x sem juros para consumidores cuja inadimplência atual seja inferior a 1% também são boas saídas.

Em relação ao método de pagamento, uma estratégia eficaz é incentivar o pagamento por meio de QR Code somente na loja, como funciona com o crediário hoje. Se mesmo assim o cliente não quiser se deslocar, campanhas específicas precisam ser otimizadas para continuar atraindo-os como compradores.

PIX e a redução da inadimplência

O benefício do PIX também será muito efetivo para o controle da inadimplência. As redes varejistas terão muito mais tranquilidade para fazer a cobrança de eventuais atrasos, já que o consumidor terá a opção de realizar o pagamento de forma remota, sem a necessidade de ir à loja. Com isso, expressões de clientes como “eu passo aí amanhã para acertar” tendem a diminuir de forma considerável.

Sem dúvida, o novo meio de pagamento do BC veio para modernizar o mercado, e isso vai exigir dos lojistas novas estratégias para reter os clientes. Entretanto, trata-se de uma ferramenta com muitos pontos positivos ao varejo, mesmo para os lojistas que usam o crediário como carro-chefe no negócio.

Jeison Schneider

Sócio fundador e CEO do Meu Crediário

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