Tendência em diferentes profissões e modelos de negócio, o home office é uma estratégia que pode ser adotada tanto de maneira definitiva quanto passageira. Por conta da atual expansão do Covid-19, o novo coronavírus, muitas empresas estão recorrendo a essa modalidade para evitar que a doença se propague e que os funcionários sejam infectados. Antes de investir nesse estilo, é preciso criar alguns limites e estipular o que deve ser priorizado, para evitar problemas durante o período.
Confira algumas dicas sobre como aproveitar o home office da forma mais adequada.
1 – Planeje a rotina diária
Assim como no escritório, definir o horário de trabalho durante o dia auxilia a manter a organização. Estabelecer o momento para começar a se dedicar às demandas, o horário de almoço, de descanso, tudo planejado dentro das possibilidades e em diálogo com seu empregador. Assim, quando for questionado sobre o melhor horário para o envio das demandas, apresente o estipulado por você.
Além disso, nada de atender a demandas fora do horário planejado caso não haja uma emergência. E isso inclui aplicativos de mensagem instantâneas, como WhatsApp e Telegram. O respeito a essas questões auxilia a manter uma rotina mais saudável, sem a necessidade de desgaste excessivo.
2 – Estabeleça pausas
O ambiente caseiro permite mais opções de descanso. Seja em horário de almoço ou pausas mais curtas, é possível se desligar e buscar alternativas para relaxamento, como ler um livro, ver algum episódio de seriado, preparar um café ou mesmo descansar em outra área da casa. Realizar exercícios de relaxamento também é uma forma de manter a serenidade durante o expediente.
3 – Monte um espaço adequado para home office
Apesar do conforto de casa, é importante ter em mente que a organização do espaço de trabalho resulta em maior produtividade. A sala pode ser relaxante, mas caso outras pessoas estejam na casa durante o dia, o barulho se tornará um problema.
Assim, estude as opções disponíveis dentro da residência para encontrar o espaço adequado de local de trabalho. Post-its, caderno de anotações ou equipamentos específicos para desempenhar sua função auxiliam a manter a organização necessária para o home office.
4 – Crie um planejamento
Em algum dia específico, dê uma pausa e defina o que será prioridade durante a próxima semana. Assim, será possível não só verificar se as metas poderão ser alcançadas como também implantar alguma janela para o eventual surgimento de uma demanda urgente.
Caso não seja autônomo, entre em contato com seus gestores para alinhar todas as demandas futuras e atuais, de forma a que não existam erros de comunicação durante o período de home office.
5 – Converse com seus familiares
A presença em casa pode indicar que você está disponível para resolver questões dos seus familiares, mas é importante manter um diálogo constante para que compreendam o horário de trabalho estabelecido. Assim, evita-se o excesso de interrupções que podem resultar em desgastes com o empregador.
REDAÇÃO O POVO
Recomendados para você
-
flexibilidade
Instituto Trabalho Portátil lança livro gratuito sobre home office
-
HOME OFFICE
Multinacional abre vagas no Ceará para candidatos da área de tecnologia
- PANDEMIA
- Videoconferência