GRATUITO

Vila das Artes inscreve para oficinas sobre cinema negro e colorimetria

Equipamento público da Secultfor oferta vagas para oficinas gratuitas de cinema no mês de janeiro

0
Fachada da Vila das Artes vista de baixo para cima. Além da casa, podem-se ver coqueiros e muitas plantas e, à direita, a luz do sol e duas pessoas sentadas.
Inscrições seguem até 23 de janeiro (Foto: Aurélio Alves/O POVO)

A Vila das Artes está com inscrições abertas para duas oficinas do Programa de Férias da Escola Pública de Audiovisual do equipamento. As oficinas, que têm como tema Cinema, fabulação e ficções especulativas e Introdução à colorimetria, ocorrem dos dias 27 a 31 de janeiro, na sede da Vila das Artes, no Centro de Fortaleza, durante manhã e tarde. Interessados maiores de 18 anos podem se inscrever através de formulários online disponíveis no site da Secultfor até o dia 23 de janeiro.

Cinema Negro

Ministrada pela professora, crítica e curadora de cinema Kênia Freitas, a oficina Cinema, fabulação e ficções especulativas ocorre no período das 9h às 13h e busca discutir novas possibilidades de criação e invenção no cinema contemporâneo.

“Essas estratégias serão discutidas com base nos tensionamentos e inflexões do campo crítico decolonial e das pesquisas do cinema negro”, explica a ministrante, que comanda pesquisas sobre afrofuturismo e a presença da mulher negra no cinema e é doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Teoria e Prática do Cinema

A oficina de Introdução à Colorimetria ocorre no período vespertino, das 14h às 18h, e será comandada por Darwin Marinho, artista que possui trabalhos nas áreas de cinema, artes visuais, performance, música e design, é membro da Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) e integra diversos coletivos artísticos do Ceará.

Na ocasião, serão abordados temas como a importância da captação, da direção de arte e da fotografia na colorimetria; a diferença entre correção de cor e colorimetria; e o que é e como funciona a ciência das cores. Os alunos também poderão se familiarizar com o uso de ferramentas de correção de cor e colorimetria nos softwares Adobe Premiere e Davinci Resolve.

Serviço
Oficina “Cinema, fabulação e ficções especulativas”, com Kênia Freitas

Quando: 27 a 31 de janeiro de 2020, das 9h às 13 horas

Oficina “Introdução à Colorimetria”, com Darwin Marinho
Quando: 27 a 31 de janeiro de 2020, das 14h às 18 horas

Inscrições: até 23 de janeiro, no site da Secultfor
Onde: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
Gratuito

REDAÇÃO O POVO
Com informações da Secultfor

X

Expediente