As soluções e serviços digitais são uma realidade dentro das empresas em todo o mundo: hoje, 90% das grandes corporações já trabalham com esse tipo de processo. No entanto, apenas 17% conseguem obter uma boa performance a partir dessas ferramentas, de acordo com estudo da MuchMore, consultoria focada em negócios digitais.
Por que isso acontece se praticamente tudo o que fazemos hoje é refletido nas plataformas digitais?
Saber que a mudança para o mindset digital é primordial já é senso comum no meio corporativo. Porém, muitas empresas ainda têm dificuldade em virar essa chave, seja em razão dos altos investimentos necessários, ou pela falta de mão de obra qualificada, sem falar na perda do timing adequado ou pela falta da visão 360º dos negócios.
No entanto, a principal falha das grandes empresas – e sobre a qual se fala raramente – é a falta de alinhamento dos processos de transformação digital com a cultura da empresa.
Para cumprir essa tarefa, é necessário entender que a transformação digital não está baseada somente em processos ou adoção de novas tecnologias. Para além do Big Data e da Inteligência Artificial, é necessário conscientizar colaboradores de todas as áreas a respeito da mudança de mindset pela qual as empresas devem passar. E essa tarefa cabe especificamente ao RH, que tem de estar cada vez mais alinhado com as mudanças para preparar os colaboradores para essa constante revolução digital.
Por permitir que a empresa converse de forma vertical com todos os setores e graus hierárquicos, a digitalização torna-se o coração da companhia e viabiliza a construção de dados mais assertivos, além de atrair e capacitar um time multidisciplinar e capaz de entender os reais desafios e interesses de suas organizações. Essa preparação resulta em mais engajamento e motivação dos funcionários e, consequentemente, melhora nos índices de produtividade e no rendimento da companhia.
Além dos benefícios para os colaboradores, a tecnologia, aliada ao time de RH, contribui para alavancar as estratégias de negócios da empresa. As soluções tecnológicas permitem a automatização dos sistemas, trazendo mais agilidade, segurança, minimização de erros e custo-benefício. E, ainda, oferece mais autonomia para os funcionários, deixando-os livre para desafios que digam respeito às suas trajetórias e propósito.
Entre as ferramentas mais utilizadas pelos RHs digitais, merece destaque o People Analytics, que é capaz de coletar, organizar e analisar dados sobre o comportamento dos colaboradores. Seu grande intuito é o de contribuir para a tomada de decisão da empresa, antecipando tendências e aprimorando as estratégias tanto nos negócios como de pessoas. A adoção de plataformas de e-learning, com cursos corporativos, também revela-se outra ótima opção para as empresas que entendem a importância da capacitação das equipes, permitindo a realização das atividades entre as tarefas do dia a dia. Por fim, as Redes Socias Corporativas podem trazer mais dinamismo nas ações do cotidiano, tornando o fluxo de comunicação interno mais rápido e fácil.
As empresas que pretendem chegar a esse patamar precisam de tempo, investimento e, principalmente, trabalho, uma vez que as mudanças estão em constante evolução. Mas, as companhias que compreenderem a importância de aliar a tecnologia às soft skills humanas, navegando por um caminho disruptivo e em constante mudança, com certeza estarão aptas a passarem por mais essa revolução corporativa e seguir para a próxima fase que a era exponencial trará.
Paulo Lira
Coordenador e supervisor acadêmico da HSM University
ESPECIAL PARA O POVO