CONCURSO 09/07/2012 - 12h07

Cadastro de reserva: como fica a qualificação dos servidores

O concurso de cadastro reserva tornou-se uma forma de atender às necessidades administrativas das instituições públicas. Especialistas discutem, no entanto, sua função de trazer moralidade e qualificação à máquina pública
notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar

Há pouco mais de um mês, o administrador de empresas, Glauber Lopes, foi aprovado no concurso de cadastro reserva para técnico bancário da Caixa Econômica Federal.

Glauber fez a prova sem contar com a aprovação. Tanto por focar concursos na área jurídica, como pela incerteza da convocação.

"Existem pessoas que fazem a prova, não são chamadas e entram na justiça por isso. Como tem aquelas que esperam ser chamadas e vão ficando à toa. Em concurso de cadastro reserva, você não tem garantia de nada", conta.

De acordo com a presidente da Comissão de Concurso Público da OAB-CE, Fernanda Castro, o projeto beneficia o candidato na medida em que traz segurança jurídica a realização do concurso. "Quando ele se inscreve [em concursos para cadastro reserva], mesmo tendo ciência das normas de convocação, ele tem a esperança de ser aprovado e chamado".

Indústria

"A indústria dos concursos cria vagas fictícias e os candidato ficam sujeitos às limitações da administração pública. Então, só resta ao candidato ter a esperança", diz Fernanda.

Glauber não tem expectativa de ser chamado, em função de sua colocação. Mas acha justo a emenda do projeto de lei do Senado 369/2008, a qual obriga as instituições de assumirem as despesas em concursos de cadastro reserva.

Segundo Fernanda, "especificar a quantidade de vagas é uma forma de moralizar o ingresso de servidores na administração publica. O concurso público é um instrumento de combate à corrupção e a falta de qualificação no serviço publico".

Bárbara Almeida barbaraalmeida@opovo.com.br
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar

Facebook

Acompanhe Empregos e Carreiras no Facebook

Assine Já

Está com uma dúvida? Fale com a Editoria

Enviar

O POVO Notícias | O Povo Empregos & Carreiras

  • Central de Relacionamento: +55 85 3254.1010